Memorial 17 de Julho em São Paulo, difícil não se emocionar

maio 27, 2013 2 Comments »
Memorial 17 de Julho em São Paulo, difícil não se emocionar

Em uma das minhas idas a São Paulo fiquei hospedado próximo do Aeroporto de Congonhas e lembrei-me do Memorial 17 de Julho que fica ali pertinho. Para quem não sabe esse memorial foi construído em homenagem às vítimas do acidente do voo TAM JJ3054, uma das maiores tragédias da aviação no Brasil.

O Memorial 17 de Julho foi inaugurado 5 anos depois, no mesmo dia e hora do acidente, com uma missa celebrada pelo bispo de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo. Porém a praça foi projetada para “celebrar a vida”.

É incrível ver a amoreira que estava no terreno e resistiu ao incêndio e a explosão do avião. Ela fica no meio de um círculo cercada por gramas e um espelho d’água. Nas bordas desse círculo estão os nomes das 199 vítimas do acidente que chocou o Brasil.

A árvore que resistiu ao incêndio do acidente permaneceu firme e forte

A árvore que resistiu ao incêndio do acidente permaneceu firme e forte

A noite a praça tem uma iluminação especial com 199 leds

A noite a praça tem uma iluminação especial com 199 leds

Não pude ver iluminado porque era dia quando visitei, mas no chão da praça também estão 199 luzes de led simbolizando as pessoas que ali pereceram. São estrelas que hoje tomam conta de cada um de nós viajantes.

Difícil não se emocionar com a visita. A cada avião que passava eu sentia um frio na espinha pelos moradores que continuam ali nos arredores. Foram muitos dias seguidos que vimos na TV, jornais e internet sobre esse acidente. Entrevistas com moradores. Parentes das vítimas. Dezenas de emissoras de tv.

A cada avião que passa dá um frio na espinha

A cada avião que passa dá um frio na espinha

É estranho estar em um lugar como este. Mas a paz é incrível.

É estranho estar em um lugar como este. Mas a paz é incrível.

Mas a paz reina no local. Vi vasos de flores próximos aos nomes. Não dava pra saber ao certo se era para uma única pessoa ou para todos. Neste momento… olhos cheios d’água.

O projeto é do arquiteto Marcos Cartum. A Praça do Memorial 17 de Julho em São Paulo está localizada na cabeceira da pista do aeroporto de Congonhas, na Av Washington Luiz.

Curtiu esse post? Assine para receber nossas atualizações por email. É grátis!


Aproveite as Promoções de Passagens e Pacotes de Viagens

2 Comments

  1. Fabio Pastorello 28 de maio de 2013 at 11:50 pm - Reply

    Mas que coisa, hein, sr. Maurício. Eu que moro aqui em São Paulo nunca fui e vc que vem de fora conheceu. rs. Mas é assim mesmo, às vezes me cobro fazer mais turismo na cidade em que moro. Abs.

    • Mauricio Oliveira 30 de maio de 2013 at 5:28 pm - Reply

      Pior sou eu que moro no Rio de Janeiro e quase não tenho posts da Cidade Maravilhosa no meu blog. Hehehhe… “casa de ferreiro, espeto de pau”, tá ligado? hhehhehe

Leave A Response

More in São Paulo, São Paulo (4 of 11 articles)
Em Moema, bem na esquina da Av. Sabiá com a Av. Ibirapuera