Compartilhe

Basta uma rápida pesquisa no Google sobre o tema para se surpreender com a quantidade de resultados mostrados na tela. São mais de 16 milhões de páginas encontradas abordando o assunto em todo o mundo.

Nesta quarta (07/03/12) organizamos um debate realizado via Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate que coincidiu com o tema do #ChatdeViagem desta semana, e foram lançadas 10 questões que foram amplamente comentadas por centenas de participantes, blogueiros, turismólogos e viajantes.

O Rio de Janeiro foi citado por ser um dos lugares mais inseguros do Brasil
O Rio de Janeiro foi citado por ser um dos lugares mais inseguros do Brasil

Vejam as perguntas:

Q1: Nome, Cidade de onde está postando e principal preocupação relacionada à segurança nas viagens
Q2: Já evitou viajar para algum destino devido a questões de segurança?
Q3: Cite 3 medidas de segurança que você procura adotar nas viagens
Q4: Qual destino lhe inspirou mais segurança? E qual foi o que lhe deixou mais apreensivo?
Q5: Viajar sozinho ou em grupo altera a segurança nas viagens?
Q6: Já precisou recorrer a delegacias ou representações do Brasil no exterior, por causa de problemas de segurança?
Q7: Em viagens com filhos, quais são as principais preocupações com a segurança?
Q8: O Brasil é um país seguro para viajantes?
Q9: Você já fez seguro de viagem? Qual recomenda e em quais situações?
Q10: O que você acha das medidas de segurança nos aeroportos brasileiros? E no exterior?
Extra: Links para posts com relatos ou artigos sobre o tema segurança em viagens

O que foi falado no debate

A segurança pessoal é uma das maiores preocupações durante uma viagem. Seja a integridade física pessoal, da mala, dos equipamentos fotográficos, e principalmente dos documentos. Alguns dos participantes já deixaram de viajar para alguns destinos depois que souberam que eles não eram seguros. Essa situação fica ainda mais complicada quando se viaja sozinho.

Várias dicas foram dadas, tais como: embalar a mala com plástico, tirar tags de viagens anteriores para evitar desvios, possuir tags com seus dados pessoais preso às malas (nome, email, telefone), fazer seguro de viagem com cobertura total, avisar sua operadora de cartão de crédito e banco sobre a sua viagem para evitar bloqueio dos cartões, fazer cópias impressas e virtuais de todos os documentos (passaporte, tickets de voos, etc), evitar aglomerações, evitar lugares desertos tanto de dia quanto a noite, evitar bebidas em excesso caso vá à festas, desconfie sempre de estranhos querendo muito contato, fique sempre atento com taxistas e opte por taxis de cooperativas, e diversas outras dicas.

O cuidado deve ser redobrado para quem viaja com filhos. Todos os processos de documentos devem ser feitos para a família inteira. Atenção principalmente nos aeroportos, rodoviárias, praias, shoppings, parques e avenidas.

Pesquise. Pesquise. E pesquise de novo! Antes de viajar é preciso estudar sobre o destino que está indo. A viagem começa a partir desse momento. A minha pelo menos é assim. Eu faço uma pesquisa minuciosa sobre tudo que irei visitar, e a segurança é um dos itens que sempre tento descobrir um pouco mais.

Esse vídeo serve para alertar aos desavisados que costumam deixar objetos de valores em suas malas. Vejam como é fácil de um malfeitor abrir sua mala. Fiquem atentos e não marquem bobeira!

Para finalizar, uma das frases que foi bastante comentada merece destaque: “Fique sempre atento, pois quem está de férias é você, e não os ladrões”. Essa é a mais pura verdade. É muito comum ficarmos mais relaxados quando estamos viajando. E é neste momento que os espertos se aproveitam da situação.

Seguindo o lema principal dos escoteiros a sua viagem tem tudo para ser perfeita: SEMPRE ALERTA!

O lema dos escoteiros deve ser lembrado a todo instante: SEMPRE ALERTA!
O lema dos escoteiros deve ser lembrado a todo instante: SEMPRE ALERTA!

Sobre a Blogagem Coletiva: Turismo em Debate

O Turismo em Debate é uma Blogagem Coletiva Social com o objetivo de promover melhorias no turismo nacional. Durante todo o ano de 2012 iremos debater sobre temas relacionados ao turismo, com um tema por mês.

Para quem não acompanhou o debate no Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate, basta ler o documento que salvamos com tudo que foi falado logo abaixo.

Dica: Navegue de trás para frente para entender melhor o debate.

Vários blogs estão participando desta Blogagem Coletiva. Participe você também e faça parte das mudanças que estão por vir. Leiam também alguns posts abaixo:

– Aventureiros: Turismo em Debate – Segurança em Viagens
– Aventura Mango: Violência e o Turismo de Aventura
– Vida de Turista: Dicas de Segurança em Viagens
– Roteiros da Lu: Ciudad Vieja em Montevideo: uma experiência nada boa
– Andarilhos do Mundo: Roubaram meu Cartão de Crédito no Exterior
– Esse Mundo é Nosso: Seguro de Viagem – Só depois do susto você dá valor

Envie também o seu link.

Um comentário

Deixe seu Comentário