Compartilhe

Wi-Fi Grátis – Sim! E de preferência com sinal de qualidade e boa velocidade.

Há alguns anos atrás ninguém sonhava com esse tipo de tecnologia, mas hoje em dia, com o avanço da telefonia móvel é possível se comunicar até mesmo no topo do Everest, com telefones transmitindo dados via satélite.

Já pensaram em quanto um destino, atração, hotel ou restaurante pode estar perdendo de publicidade gratuita por falta de uma rede sem fios? A emoção do momento pode ser compartilhada em tempo real através das redes sociais. Basta um check-in no Foursquare, ou um post no Twitter ou Facebook seguido de uma foto do lugar e um comentário pessoal para atiçar seus seguidores. Em segundos você pode transmitir informação a milhares de pessoas.

Wi-Fi Grátis durante o 1º Encontro Mundial de Blogueiros em Foz do Iguaçu
Wi-Fi Grátis durante o 1º Encontro Mundial de Blogueiros em Foz do Iguaçu

Quando o 3G falha ou é extremamente caro de usar, a salvação são os pontos de Wi-Fi grátis existentes. As pessoas querem compartilhar suas emoções no auge da emoção. O impacto é muito maior. Para que esperar chegar em casa se for possível fazer na hora?

Durante o debate realizado via Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate, lançamos 5 questões que foram amplamente comentadas por centenas de participantes.

Q1 – Porque é importante que o Wi-Fi seja gratuito nos estabelecimentos que visitamos? O que eles têm a ganhar? E a perder?

Q2 – Uma atração também deveria possuir Wi-Fi gratuito para os seus clientes? Ex: praias, parques temáticos, shoppings, parques nacionais, etc.

Q3 – Vocês já deixaram de ficar em algum hotel ou ir a um restaurante porque ele não oferecia Wi-Fi gratuito? Vale citar nomes.

Q4 – Quais lugares você sentiu MUITA falta de um Wi-Fi gratuito para poder compartilhar suas experiências?

Q5 – Último tópico do debate… Vamos falar dos lugares que achamos Wi-Fi Grátis de qualidade e que merecem destaque.

As respostas foram unânimes, onde os participantes concordaram que o Wi-Fi gratuito é um serviço básico que deveria estar sempre presente. Sejam em parques nacionais, praças, restaurantes, hotéis, pousadas, aeroportos, lojas, bares, eventos, e outros.

Blogueiros compartilhando informações durante um passeio no Jardim Botânico - RJ
Blogueiros compartilhando informações durante um passeio no Jardim Botânico – RJ

O destaque foram para os Albergues e para a rede de cafés Starbucks. Em todo o mundo, onde quer que sejam, essas duas redes possuem internet para seus clientes. O McDonalds e a Apple Store também foram citados pelo serviço no resto do mundo, deixando a desejar no Brasil onde parece que não fornecem o serviço em suas lojas. Neste momento, todas essas empresas estão ganhando esta publicidade em vários sites e blogs por terem sido as pioneiras neste serviço no mundo.

Com a chegada da Copa e Olimpíadas, o Brasil precisa estar preparado para receber milhões de turistas acostumados ao acesso à internet gratuita em seus países. Será que conseguiremos?

Que tal acessar a internet com um visual desses? Na Pousada Jeribá em Jericoacoara é possível.
Que tal acessar a internet com um visual desses? Na Pousada Jeribá em Jericoacoara é possível.

Algumas de nossas experiências

– Durante o BlogTur em Foz do Iguaçu sentimos muita falta de cobertura de rede 3G no Parque Nacional do Iguaçu. Como pode uma atração que bate recorde de visitação ano após ano e recebe turistas de todo o mundo não possuir Wi-Fi grátis? Vamos acordar Cataratas do Iguaçu!

– O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, fica ao lado das torres de telefonia da cidade e mesmo assim o sinal oscila demais ou simplesmente não existe. Neste caso, porque não oferecer uma rede Wi-Fi para os milhões de turistas que o visitam? Fica a dica para a Prefeitura do Rio.

– Em nossa recente visita ao Canadá pude conferir de perto a qualidade do serviço em seus aeroportos, cafés, shoppings e estações de ski. Todas essas atrações ofereciam Wi-Fi grátis, e a grande maioria sem pedir senha ou dados pessoais. Ah, com uma qualidade absurda de velocidade. Também presenciei diversas pessoas enviando fotos para o Twitter e Facebook logo após que desciam as montanhas esquiando.

Fernando de Noronha possui Wi-Fi free na maioria das pousadas domiciliares, praias e praças. Em qualquer lugar da ilha você consegue compartilhar sua emoção de estar em um paraíso incrível que todos desejam conhecer!

– Em Bonito o único restaurante que me recordo que possui Wi-Fi free é a Casa do João. O sucesso é perceptível na internet quando vemos diversas pessoas compartilhando fotos do carro chefe da casa: a Traíra Sem Espinha! É promoção gratuita em tempo real!

Wi-Fi Grátis no Restaurante Casa do João - Bonito MS
Wi-Fi Grátis no Restaurante Casa do João – Bonito MS

Sobre a Blogagem Coletiva: Turismo em Debate

O Turismo em Debate é uma Blogagem Coletiva Social com o objetivo de promover melhorias no turismo nacional. Durante todo o ano de 2012 iremos debater sobre temas relacionados ao turismo, com um tema por mês.

Para quem não acompanhou o debate no Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate, basta ler o documento que salvamos com tudo que foi falado logo abaixo.

Dica: Navegue de trás para frente para entender melhor o debate.

Vários blogs estão participando desta Blogagem Coletiva. Participe você também e faça parte das mudanças que estão por vir. Leiam também alguns posts abaixo:

Phototravel360º – Conquistando seu cliente com Wi-Fi gratuito
ClickFoz – Wi-Fi gratuito é tema de discussão no Twitter
Aventuras e Expedições – Turismo em debate: A importância do Wi-Fi grátis
Aventura Mango – Turismo de aventura precisa de Wi-Fi Grátis?
Trilhas e Aventuras – Turismo em Debate – Wi-Fi Grátis: Sim ou Não?
Viajar é Tudo de Bom – Blogagem coletiva: A importância do Wi-Fi gratuito
Sem Destino – Wi-Fi gratuito, uma necessidade básica do viajante
Viagem e Viagens – Turismo em Debate | Wi-Fi Grátis
Dicas e Roteiros de Viagens – Turismo em Debate: Wi-Fi Gratuito
Andarilhos do Mundo – Wi-Fi Grátis #TurismoEmDebate
Dicas & Turismo – Wi-Fi gratuita. O que temos a ganhar e o que temos a perder?
Outros Ares – Turismo em Debate | Wi-Fi grátis X Mídia espontânea
Viajando com Eles – Importância da internet grátis para o crescimento do turismo no Brasil
Eu Vou de Mochila – A importância do Wi-Fi free
Vou Contigo – Turismo em Debate: Wi-Fi Grátis
Pelo Mundo – Wifi free: por que a hotelaria ainda não entrou de verdade nessa até hoje?
Vida de Turista – Turismo em debate: Internet wi-fi gratuita nos estabelecimentos turísticos
Viaje Sim – Wi-Fi Gratuito no mochilão Bolívia – Peru
Dentro do Mochilão – Wi-Fi Grátis?

O tema também foi parar em sites atentos na blogosfera viajante. Pena que não citaram em nenhum momento a nossa organização para o debate e nem a hashtag do evento. Mas vale a leitura mesmo assim. Vejam os links abaixo:

Blog do Turismo (Folha.com) – Os Hotéis devem cobrar por Wi-Fi?
Blog do Viajanet.com – A Importância do Wi-Fi Gratuito para o Turismo
A Gente Viaja – Blogagem Coletiva defende o Wi-Fi Grátis

13 Comentário

  1. É isso aí Maurício! Queremos ser um país de 1o. Mundo, mas falhamos (e muito) em colocar em prática a infra-estrutura necessária. Governos e empresários de visão curta atrapalham o desenvolvimento do país e das pessoas. Wi-fi grátis SIM!
    – e você lembrou bem de dois eventos importantes (a Copa e as Olimpíadas) que irão aumentar muito a demanda por acesso a internet. Abraço

  2. Concordo que as redes Wi-Fi devam ser gratuitas, contanto que os usuários sejam identificados, com o uso de login e senha.

    Caso contrário, o dono da rede poderá responder por eventuais crimes que não cometeu.

Deixe seu Comentário