9º Dia em Foz do Iguaçu – Passeio de Lancha no Rio Iguaçu, Cachoeira de São João e despedida de Foz

junho 21, 2009 8 Comments »

Nosso café-da-manhã de hoje não será no Bella Itália e sim em outro hotel que atende um público menos exigente, o Hotel Águas do Iguaçu. Localizado no centro da cidade de Foz do Iguaçu, dispõe de atrativos dentro e fora do Hotel. Lá, o visitante encontrará tranqüilidade com espaços para leitura e descanso ou o agito de uma sala de jogos e piscina para recreação de toda a família. Por estar localizado no coração de Foz, permite um fácil acesso as lojas, farmácias e espaços para diversão. Se você estiver procurando por hospedagem de qualidade e baixo custo, este é o hotel que indicamos.

Hotel Águas do Iguaçu

Hotel Águas do Iguaçu

Lá mesmo fomos acompanhados por Márcio Bortoli, um dos sócios do Hotel e praticante de esportes como o rafting, canoagem, wakeboard, e outros ainda mais radicais. Após abastecermos as energias numa mesa de pães, frios, frutas, bolos e sucos diversos, partimos para a última aventura nesta terra onde a água domina.

Já no Clube Amambay, descemos a lancha para a água e nos preparamos para conhecer de perto a parte baixa e tranqüila do Rio Iguaçu. Logo no inicio do passeio ficamos exatamente no meio dos Marcos das Três Fronteiras. Foi muito legal ver os três ao mesmo tempo, de um ângulo completamente diferente. Percorrendo o rio e após algumas curvas, damos de frente com a Ponte Tancredo Neves que liga o Brasil a Argentina. Uma bela construção de grandes proporções. Continuando o passeio, encostamos a lancha para conhecer uma pedra com inscrições da época da Guerra do Paraguai (ou Guerra da Tríplice Aliança, como também é conhecida). Poucas pessoas têm conhecimento deste local, onde também é possível ver ruínas de uma trincheira de pedras.

Foz do Iguaçu - Ponte Tancredo Neves

Foz do Iguaçu – Ponte Tancredo Neves

A Guerra da Tríplice Aliança

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido no continente americano, no período de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança. O Brasil, a Argentina e o Uruguai, aliados, derrotaram o Paraguai após cinco anos de lutas, durante os quais o Brasil enviou 180 mil homens em guerra. Destes, mais de 30 mil não voltaram. As perdas humanas sofridas pelo Paraguai são calculadas em 300 mil pessoas, entre civis e militares, mortos em decorrência dos combates, das epidemias que se alastraram durante a guerra e da fome.

Pedra com inscrições da Guerra do Paraguai

Pedra com inscrições da Guerra do Paraguai

O Paraguai, antes da guerra, atravessava uma fase de prosperidade econômica. A derrota marcou uma reviravolta decisiva na história do país, desde então um dos menos desenvolvidos da América do Sul.

Mas o melhor ainda estava por vir quando fomos informados de uma pequena praia com uma cachoeira, logo à frente. Chama-se Praia de São João, em homenagem ao rio de mesmo nome. Paramos, tiramos os tênis e fomos sentir as areias geladas na margem do rio. O visual nos faz pensar em como deve ser bom aproveitar este pequeno paraíso em dias de sol para poder tomar um gostoso banho em suas águas.

Foz do Iguaçu - Cachoeira de São João

Foz do Iguaçu – Cachoeira de São João

Infelizmente não pudemos aproveitar o quanto o local merecia, pois tivemos que voltar para o hotel. Já havia passado do horário combinado para retornarmos. Já nele, terminamos de arrumar as malas e descemos. Chegou a hora que estávamos adiando ao máximo, as despedidas.

Nesses poucos dias que ficamos em Foz do Iguaçu, a impressão que tivemos é que ela é uma pequena cidade que ainda mantém hábitos simples de interior, porém com estrutura suficiente para receber turistas dos quatro cantos do mundo. Mas o que valeu a pena foi sabermos que saímos da cidade não só com uma forte parceria construída, mas também com amigos que sentiremos saudades e seremos eternamente gratos por nos propiciar momentos mágicos.

Serviço

Hotel Bella Itália
Av. República Argentina, 1700 – Centro
Fone: (45) 3521-5000 / Fax: (45) 3521-5005
Site: www.hotelbellaitalia.com.br
E-mail: [email protected]

Hotel Águas do Iguaçu
Av. Brasil, 84 – Centro – Paraná – Brasil
Fone: (45) 3521-6000
Email: [email protected]
Site: www.aguasdoiguacuhotel.com.br

Loumar Turismo
Av. República Argentina, 1700 – Centro
Fone: (45) 3521-4000
Site: www.loumarturismo.com.br

Curtiu esse post? Assine para receber nossas atualizações por email. É grátis!


Aproveite as Promoções de Passagens e Pacotes de Viagens

8 Comments

  1. Daniele Rodrigues 20 de julho de 2009 at 2:18 pm - Reply

    Obrigada pela forma carinhosa como se refere à nossa família, como preferimos chamar a equipe da Loumar Turismo. O material produzido em Foz do Iguaçu mostra que realmente captaram as características mais genuinas de nossa cidade…. natureza exuberante e povo simples e apaixonado por cada beleza de Foz do Iguaçu.
    Voltem sempre!!!!! :D

  2. Ecoturismo & Sustentabilidade 13 de agosto de 2009 at 3:26 pm - Reply

    Gostei muito da matéria e o seu blog é um exemplo a ser seguido. Nossos temas tem tudo a ver…o que acha de fazermos uma parceria de troca de links?

    Visite meu Blog e me responda.

    http://ecoturismoesustentabilidade.blogspot.com/

    Abraços

  3. Alex 4 de junho de 2013 at 10:42 pm - Reply

    Olá meu caro. Sou professor de História aqui no Estado do MS.

    Gostaria de saber (+-) qual a localização desse lugar onde tens essas inscrições, só se tem acesso via barco?? deve ser emocionante ter contato com o local.

    Abraços

    • Mauricio Oliveira 6 de junho de 2013 at 8:23 pm - Reply

      Oi Alex, não sei ao certo o local. Quem me levou lá foi o guia da lancha. Recomendo muito o passeio, com certeza você vai gostar. Acho que não tem acesso de outra forma não. Só de lancha mesmo.

Leave A Response

More in Foz do Iguaçu, Paraná (29 of 59 articles)
foz-do-iguacu-1846