in , ,

Guia de Arequipa – O que fazer, como chegar, onde ficar e onde comer

Cena clássica de Arequipa, no Peru
Cena clássica de Arequipa, no Peru

Já contei para vocês sobre meus dias no peru, onde não faltou aventura em Cusco e na trilha para o Sitio Arqueológico de Choquequirao, mas hoje é dia de falar sobre Arequipa, conhecida como A Cidade Branca.

Com seu bonito centro tombado como patrimônio histórico da Unesco, é uma cidade peruana que pode preencher vários dias da sua viagem, devido a quantidade e diversidade das opções de passeio.

Lá você encontra tanto mochileiros em busca das suas opções de aventura, como viajantes de mais idade e mais dinheiro, de olho nos seus importantes museus (a famosa múmia Juanita está na cidade), construções e gastronomia de renome. Não importa qual seja o objetivo da sua viagem, Arequipa com certeza tem algo guardado que vai te agradar.

Guia completo com dicas do Peru

Contrate um seguro viagem válido na América do Sul

Alugue um carro e já saia rodando do aeroporto

Plaza de Armas em Arequipa
Plaza de Armas em Arequipa

Como chegar em Arequipa

Existe aeroporto, mas não vôos diretos do Brasil. É possível chegar em Arequipa de avião com conexão em Lima. A grande parte dos turistas chega e sai pelo confuso terminal de ônibus que tem empresas que ligam Arequipa a todas as outras cidades do país, com ônibus partindo para as principais localidades no máximo a cada meia hora.

Um taxi do terminal de ônibus até a Plaza de Armas fica em torno de 10 soles (moeda peruana). Eu utilizei umas vans que circulam pela cidade e paguei 1 sol, mas elas são minúsculas. Quando se está com mochila é complicado.

Cuidado com os taxistas. Melhor contratar um dos oficiais. Tentaram me passar a perna na velha troca de notas falsas. Há, caiu do cavalo que já estou safa com esses pilantras, mas tem que sempre estar atenta e de preferência pagar com dinheiro trocado.

Onde ficar em Arequipa

Procure hospedagem em Arequipa que esteja próxima a Plaza de Armas, pois é onde tudo acontece. As Ruas Santa Catalina, San Francisco, Mercaderes e La Merced são ótimas referências também.

VEJA: Achamos pousadas com até 70% de desconto em Arequipa

Me hospedei no Los Andes Bed & Breakfast, a 50m da Plaza e adorei. O lugar é espaçoso, com um ótimo lounge comum, Wi-fi bom inclusive nos quartos, banheiro com água quente, limpo e com café da manhã simples, mas suficiente. A diária estava por volta de R$ 25 em quarto coletivo.

Rua de Bares e Restaurantes proxima a Plaza de Armas em Arequipa
Rua de Bares e Restaurantes proxima a Plaza de Armas em Arequipa

Onde comer em Arequipa

Arequipa tem ótimos restaurantes, alguns de renome, ideais para quem gosta de turismo de alta gastronômica e péssimo para pessoas com orçamento apertado.

Achei as opções de restaurante turísticos bem caros, mas compensam por exemplo, pela vista que vários deles tem, com mesas em terraços para a Plaza de Armas.

E a máxima das ruas ao redor é válida aqui também. Saindo um pouco do eixo turístico você encontra restaurante frequentado pelos peruanos com opções de menu do dia por 10 soles.

Para caber no orçamento eu me revezava entre as duas opções, e em ambas, comi sempre muito bem.

O que fazer em Arequipa

Dedique ao menos um dia da sua estada para conhecer o centro histórico da cidade. A Plaza de Armas é uma das mais bonitas do Peru e sua Catedral impressiona. No seu entorno, não deixe de visitar:

– PLAZA SAN FRANCISCO, onde você vive um pouco do interior, com pipoqueiros, vendedor de churros, picolés, artesanato local e crianças brincando. A missa nessa igreja é muito bonita e organizada, com um coral que vale a pena. Aos domingos é ao meio dia.

Booking.com

– MONASTÉRIO SANTA CATALINA – é enorme e imperdível. Toma todo um quarteirão da cidade e de tão grande que é, tem até ruas dentro para você se localizar. Conhecer a história de suas antigas moradoras e as lendas do convento, rendem horas, e mesmo encarecendo o passeio, vale a pena contratar um guia. Entrada: 40 soles (guia a parte), infos: http://www.santacatalina.org.pe/index.php/es/

– MUSEU DE ARTEFATOS ANDINOS – esse é obrigatório até para quem não gosta de museus. Ele é pequeno e sua visita é guiada. Tem um vídeo explicativo no início e depois você passa por duas salas, mas o principal está na terceira e última, a famosa múmia Juanita, encontrada em 1995 intacta após cerca de 550 anos. Bem, ela não é uma múmia de verdade, porque os Incas não utilizavam técnicas de bálsamo para conservação do corpo, ela foi apenas uma menina de cerca de 12 anos que foi sacrificada num ritual no topo de um vulcão, que por ações de congelamento conservou seu corpo e hoje é uma rica fonte de estudos. IMPERDÍVEL. Entrada 20 soles + gorjeta para o guia ao final. Estudante paga meia. Obs: de Janeiro a Abril a Juanita não fica em exposição pois é feita manutenção em sua conservação.

– E também diversos outros museus, igrejas e casario de tombamento histórico.

Museu de Artefatos Andinos - Dentro dele é proibido fotografar
Museu de Artefatos Andinos – Dentro dele é proibido fotografar
Monastério Santa Catalina
Monastério Santa Catalina

Já em relação a parte menos histórica, Arequipa também faz bonito, com muitas opções de aventura. Veja abaixo mais algumas opções de o que fazer em Arequipa.

TREKKING EM VULCÕES

Existem 2 vulcões que podem ser escalados, ambos em 2 dias de passeio: El Misti e El Chachani. Minha intenção principal em Arequipa era tentar o cume do El Misti, mas por causa das festas pátrias que estavam acontecendo no dia em que cheguei, não havia grupos para o vulcão.

CÂNION DEL COLCA E O VÔO DO CONDOR

Sem dúvida a grande atração das agências. Quase todo mundo que vai a Arequipa quer ver o lendário Condor planando pelo Cânion, só que para complicar, o bicho gosta de voar bem cedo.

Eu sei que ele é o grande atrativo, mas confesso que não acho o pássaro muito bonito. Parece um urubu indo para lá e para cá, que de tão grande nem consegue voar, somente planar. Dou valor a figura histórica que o Condor representa na trilogia inca, mas sobre isso ninguém fala, então o que vale mesmo no passeio é o Cânion e suas paisagem.

Mirante do Vôo do Condor
Mirante do Vôo do Condor

O tour pelo Cânion del Colca pode ser feito de 3 formas:

1 – Para quem tem pouco tempo, é possível fazê-lo em um dia, saindo as 3hrs da madrugada e retornando ao fim do dia. Esse passeio é bastante cansativo e apenas contemplativo.

2 – Outra opção mais procurada é o tour de dois 2 com pernoite em Chivay, uma cidade pequena que está estrategicamente localizada no entorno do Cânion. Nesse, todo o passeio é feito de carro e vai parando em várias lojas predeterminadas para comprar artesanatos, roupas feitas com lã de llama, doces, mirantes e Termas. É bem estilo agência de viagem com paradas patrocinadas sabe, mas uma opção bastante confortável para quem quer curtir com sossego o Cânion.

3 – Trekking por dentro do Cânion que pode ser de 2 ou 3 dias. Claro que optei por esse, rs, e conto pra vocês com detalhes do próximo post… Mas já adianto, foi incrível!

O rei das montanhas do Peru, o condor
O rei das montanhas do Peru, o condor
O famoso Condor planando no Canion del Colca
O famoso Condor planando no Canion del Colca

Para quem tem mais dias também existe a opção de Rafting, Cavalgada e DownHill nos vulcões.

E VOCÊ, DESEJA CONHECER AREQUIPA POR QUAL ATRAÇÃO? COM TANTAS OPÇÕES, O DIFÍCIL É ESCOLHER UMA SÓ…

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Escrito por Cinthia Monaco

Cinthia Monaco é formada em Educação Física e viajante viciada assumida. Sempre que possível cai na estrada com uma mochila na costa, curtindo um bom livro e buscando novos destinos, culturas, trilhas, paisagens e esportes na natureza. Ajudar a viajar é um prazer... acompanhe suas andanças também pelo Instagram: @ci_mochileira

8 Comentários

Deixe um comentário
  1. Cinthiaaaa… amei seu relato, muito bom, tbm acho que o condor parece um urubu…kkk. Estou de passagem marcada pra abril/19. Vou encontrar meu filho “Novo Nômade” em La paz e seguimos até Lima, qdo retorno pra vidinha e ele segue viajando. Serão 17 dias,to montando o roteiro e suas dicas são muito preciosas. Bjs e sucesso.

    • Talvez alguns passeios devam ser adaptados, mas sempre acho que é possível viajar com crianças e se divertir 😁.
      Obrigada pela visita !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saint Patrick’s Day, a maior festa da Irlanda

O que fazer em Florença, Lucca e Pisa, na Itália

O que fazer em Florença e como chegar de trem a Lucca e Pisa