in , ,

A História da Escalada no Brasil

A escalada em rocha no Brasil vem experimentando um grande desenvolvimento nos últimos anos, a tal ponto que, com segurança, podemos afirmar que em breve o Estado do Rio de Janeiro, berço e principal área da prática da prática do esporte em nosso país, poderá ser considerado como um dos grandes centros mundiais de escalada em rocha. O fato de contar com inúmeras paredes rochosas de excelente qualidade dentro dos limites urbanos de sua capital assim como a existência de importantes maciços em seus arredores e em outras regiões do Estado, em muito contribui para o seu desenvolvimento, propiciando o surgimento de um forte grupo de escaladores locais e sua organização em clubes que congregam centenas de associados cada.

Um dos mais evidentes sinais desta vitalidade é o espantoso aumento do número de novas conquistas levadas a cabo recentemente, o que faz com que o seu registro se tornasse indispensável para que toda a comunidade montanhística nacional pudesse tornar conhecimento das escaladas existentes e de algum dado básico sobre cada uma. Assim, o nosso objetivo é fornecer aos escaladores brasileiros uma lista, o mais completa possível, de todas as vias do Estado do Rio de Janeiro, classificando-as por um sistema coerente para que, com base nos graus exibidos, todos possam uma noção clara das dificuldades a ser encontradas em cada uma.

Devido ao grande progresso vivido pela escalada livre em rocha no nosso meio ao longo dos últimos anos, o que elevou enormemente o nível técnico geral e fez com que alguns antigos conceitos se tornassem ultrapassados, certas modificações tiveram de ser introduzidas, algumas estruturais, a principal dizendo respeito ao sistema de classificação adotado.

Embora, como dissemos, partíssemos do proposto pela FMERJ – Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro – em 1975, que por sua vez é uma adaptação do sistema alpino tradicional, passamos a considerar como grau legítimo de cada escalada aquele que considera apenas o número mínimo de pontos de apoio artificiais com os quais a via já foi feita até então. Dessa forma, a classificação aqui proposta expressa o grau máximo já alcançado em cada via, ou seja, aquele que corresponde à ascensão mais em livre já efetuada por um guia de cordada até o momento.

Estilo: A fim de facilitar a descrição, as escaladas que exigem necessariamente força para a sua realização e efetuadas em paredes de inclinação negativa, na sua maior parte, são classificadas como escalada atlética. Assim como as escaladas em fissuras ou em fendas são classificadas como escalada em fenda. Todas as demais são consideradas escaladas técnica, em parede de inclinação positiva.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedra dos Olhos - ES

Nova via de escalada na Pedra dos Olhos, ES

Corda de escalada

Tudo sobre Cordas de Escalada