5 dicas de passeios por Patrimônios da Humanidade no Brasil





A Unesco (Organização das Nações Unidas voltada para Educação, Ciência e Cultura) anunciou recentemente 24 locais adicionados à lista de Patrimônios da Humanidade. Entre eles, as catedrais arabescas de Monreale e Cefalù, na Sicília, o aqueduto de Padre Tembleque, no México, e as ruínas de Éfeso, na Turquia. Mas vamos lembrar também dos Patrimônios da Humanidade no Brasil?

A lista já integra monumentos em Olinda, Rio de Janeiro, Salvador, Foz do Iguaçu e Brasília, no Brasil, além da Universidade de Coimbra, em Portugal, e a Ilha Robbe, na África do Sul. Também foram tombados bens imateriais como o Terroir Vinícola, na Borgonha.

Atualmente, a lista conta com mais de 1.030 sítios tombados. Vejam 5 Patrimônios da Humanidade no Brasil e prepare-se para dar o ponta pé inicial na sua viagem histórica e cultural.

1 – Paisagem cultural do Rio de Janeiro (Brasil)

Conhecida no mundo inteiro como uma das mais belas obras da natureza, a Paisagem Cultural do Rio de Janeiro foi eleita em 2012 Patrimônio da Humanidade da Unesco. Na paisagem tombada estão inclusos os morros do Parque Nacional da Tijuca, que abriga a primeira floresta replantada do mundo, a Floresta da Tijuca. O Jardim Botânico, fundado em 1808, e as montanhas do Corcovado, com o Cristo Redentor, também fazem parte. Considerado por turistas e residentes a grande estrela, o Cristo é uma das sete maravilhas do mundo, com os braços abertos desde 1931, a nos abençoar.

2 Centro Histórico de Olinda (Brasil)

Fundada pelos portugueses no século XVI, a cidade tem a sua história ligada à produção de açúcar. Em 1982 o centro foi reconhecido como patrimônio mundial. O equilíbrio harmonioso entre construções, jardins, 20 igrejas barrocas, conventos e numerosas capelas contribui para o charme particular de Olinda.

3 – Centro Histórico de Salvador (Brasil)

Primeira capital do Brasil, reduto de arte, cultura, dança e gastronomia, o Centro Histórico de Salvador foi declarado Patrimônio Mundial em 1985. A região é extremamente rica em monumentos históricos que datam do século XVII até o XIX. O astral do baiano, as cores e a comida temperada são outras atrações que cativam turistas do Brasil e do mundo todo.

4 – Parque Nacional do Iguaçu (Brasil)

Tem uma das mais impressionantes vistas do mundo para as belas e famosas cataratas que chegam a ter quedas de água de 80 metros de altura. Um dos principais pontos turísticos brasileiros, o parque reúne diversas opções de lazer, como rafting, sobrevoo de helicóptero, trilhas, safari e restaurantes para se deliciar enquanto contempla a impressionante força da água. Foz do Iguaçu abriga além dos brasileiros, argentinos e paraguaios que dividem a região da Tríplice Fronteira e recebe cerca de um milhão de visitantes por ano dos mais diversos cantos do planeta. Em 17 de novembro de 1986, recebeu a distinção, concedida pela UNESCO.

5 – Plano Piloto de Brasília (Brasil)

Desenhada a partir do zero pelas mãos do brilhante arquiteto Oscar Niemeyer, em conjunto com o urbanista Lúcio Costa, o Plano Piloto de Brasília é um marco na história da urbanização brasileira. O projeto promoveu um alinhamento de forma harmoniosa dos edifícios com a forma natural da cidade escolhida pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek para ser a nova capital do país em 1950. Entre os monumentos mais famosos estão o Congresso Nacional, que tem um prédio entre duas cúpulas, uma côncava e outra convexa, e o prédio do Palácio do Planalto, feito de mármore branco, com a famosa rampa em que os presidentes andam antes de tomar posse. É considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1987.

Fonte: Assessoria

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados